Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

20 anos de IDEIAS FRESCAS

Um programa para a RTP produzido pela escola O IDEIAS FRESCAS foi há 20 anos. Foi um desafio da RTP, conhecedora da atividade de Comunicação que por cá existia. O programa foi completamente concebido e realizado pela Escola, com os meios amadores que havia (VHS). Tinha como objetivo divulgar (com reportagens) dinâmicas e iniciativas de jovens em todo o país. Foi um conjunto de 13 emissões de 25 minutos que passou aos domingos de manhã na RTP2, do fim de janeiro ao início de Maio de 1993. O IDEIAS FRESCAS foi um projeto da responsabilidade dos alunos da opção de Jornalismo, juntamente com os da área de Artes (com alguns dos seus professores) … …os mesmos que se vão encontrar e rever o seu produto, vinte anos passados, agora já uns senhores profissionais, muitos deles nas áreas em que se iniciaram na Escola. Nota: As gravações do IDEIAS FRESCAS estão disponíveis na Biblioteca.

PALAVRAS ANDARILHAS - ESTAFETA DE CONTOS

Da Biblioteca Municipal de Alcochete vieram a Paula Margato e a Helena Machado fazer a passagem da Estafeta de Contos, trazendo poemas da Luísa Ducla Soares e dois contos. Os artistas da casa, alunos do 7º E, encenaram com o seu professor de Teatro José Sebastião o poema "A volta a Portugal...". Entraram depois outros artistas, já profissionais do Grupo Funtoxe (José Sebastião, Ricardo Abril, Tiago Mendes com o apoio do Miguel Palaio)que apresentaram a sua versão do conto Rapunzel. A sessão foi animada e, no dia seguinte, a Estafeta seguiu para o Pólo de Leitura da Quinta do Conde onde o grupo Funtoxe apresentou a sua peça a um público mais jovem:alunos do 1º Ciclo.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1ª fase

A primeira fase do Concurso Nacional de Leitura teve lugar na biblioteca, no dia 8 de janeiro, tendo como pano de fundo o tema sugerido pelo PNL - O MAR. Os alunos do 3º ciclo leram "A vida de Pi", de Yann Martell, e a "Ilha do tesouro", de R.L. Stevenson; os do secundário leram "Mar morto", de Jorge Amado, e "A flor de sal", de Rosa Lobato de Faria. Foram apurados para a fase distrital os alunos Carolina Lourenço, Mariana Henriques e Pedro Boto, do 3º ciclo, e as alunas Matilde Laurentino, Sara Dias e Mariana Oliva, do secundário. As alunas Irma Freitas e Margarida Mendes tiveram menções honrosas. A Associação de Estudantes fez parte do júri.