Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

LER E VER A REVOLUÇÃO DE ABRIL DE 1974!

Celebramos os 40 anos do 25 de Abril e divulgamos alguns dos recursos que temos na BE! Vejam o nosso cartaz e venham ver a nossa estante!


SEMANA DA LEITURA - BOOKJACKING



Ao longo da Semana da Leitura, os alunos foram recolhendo informação sobre os hábitos e gostos de leitura da comunidade escolar: numa "abordagem" rápida perguntavam o título do último livro lido e do livro que mais impressionou.

LEITURAS PARTILHADAS - LIVRARIA BERTRAND

A nossa "vizinha" Livraria Bertrand também esteve presente na Semana da Leitura: a Inês Repolho, responsável da loja do Rio Sul e a Catarina, funcionária da loja e encarregada de educação de um aluno da nossa escola sugeriram a leitura de "O Estrangeiro" de Albert Camus e "Jovens brilhantes, mentes fascinantes" de Augusto Cury. Falaram também da sua experiência de trabalho com livros.




LEITURAS PARTILHADAS - ANA PAULA FERREIRA

A Ana Paula Ferreira, antiga aluna e grande leitora, veio partilhar com os alunos alguns títulos e também a forma como se relaciona com os livros, por exemplo, quando é o momento de fazer escolhas numa livraria.



PRÉMIOS DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Semana da Leitura foi também oportunidade para entregar os prémios e diplomas aos finalistas da 1ª fase do Concurso Nacioal de Leitura.










LEITURAS PARTILHADAS - SECUNDÁRIO

Também os alunos do ensino secundário se "apresentaram ao serviço": para além das Leituras em Antena, na Rádio Baía, foram a outras turmas apresentar as suas sugestões.


 


LEITURAS PARTILHADAS - ALUNOS 3º CICLO

Os alunos do 3º Ciclo fizeram sugestões de leitura a outras turmas, algumas delas do ensino secundário. E foram muitos os voluntários para esta atividade.






SEMANA DA LEITURA - OS LIVROS QUE ANDAMOS A LER



Enquanto decorriam as LEITURAS PARTILHADAS, a Biblioteca Escolar foi compondo a sua estante para pôr à disposição dos leitores as obras sugeridas.

LEITURAS PARTILHADAS - BIBLIOTECA MUNICIPAL



Cláudia Brites, responsável pela Biblioteca Municipal do Seixal e antiga aluna e professora da nossa escola, revisitou com os nossos alunos uma leitura da sua adolescência: "O Diário de Anne Frank".

LEITURAS PARTILHADAS - PROFESSORES


As professoras Madalena Ferreira e Antónia Jacinto, recentemente aposentadas, regressaram à escola e sugeriram aos alunos a leitura de "O centenário que fugiu pela janel a e desapareceu" de Jonas Jonasson e "A mão do Diabo" de José Rodrigues dos Santos.

LEITURAS PARTILHADAS - ENCARREGADAS DE EDUCAÇÃO





Também as encarregadas de educação vieram partilhar leituras nas turmas dos seus educandos. E sugeriram "O Rapaz do caixote de madeira", "A Voz dos Deuses" de João Aguiar, "O Pintor debaixo do lava louça" de Afonso Cruz e "A Bibliotecária de Auschwitz" de Antonio G. Iturbe.

LEITURAS PARTILHADAS - BIBLIOTECA ESCOLAR


A   D. Anabela Batista e a D. Helena Ferreira, da Biblioteca Escolar, partilharam com os alunos "O Segundo Fôlego" (que serviu de base ao filme "amigos Improváveis") de Philippe Di Borgo e "O Inferno" de Dan Brown .

LEITURAS PARTILHADAS - MAIS CIÊNCIA E LITERATURA

A professora Isabel Moura, de Biologia, partilha uma leitura cujo tema é um bem precioso: a água.

LEITURAS PARTILHADAS - CIÊNCIA E LITERATURA

A professora Marília Branco Dias, de Física e Química, partilha duas leituras que apresentam a ciência vista por outro prisma e articulam visões do mundo diferentes.

E MAIS UMA LEITURA QUE FOI PARA O AR

A Cláudia recomendou A Sombra do Vento, de Zafon

MAIS LEITURAS EM ANTENA

A Mariana e a Rita sugeriram a SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS

LEITURAS COM TEMPO DE ANTENA


A Rádio Baía divulgou, ao longo da quinzena, as sugestões de leitura dos nossos alunos. Aqui ficam algumas.