Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

Semana da Leitura: A MASCOTE

A D. Vânia, funcionária da Secretaria, falou ao alunos do 11º E, na aula da professora Lucília Pita, sobre a perseguição nazi aos judeus. E de como algumas histórias de ficção estão tão próximas da realidade.

PAPALAGUI - melhor é não pensar em nada quando o sol brilha...

A D. Ana Figueira, funcionária da Secretaria da nossa escola, levou os alunos do 9º A numa viagem pela leitura. E foram de França à China, do passado ao futuro para demonstrar que um bom livro nos pode levar onde quisermos ir. A professora Fátima Sousa concordou e até nos informou que esta turma está a construir o seu próprio livro.

Semana da Leitura - LIVROS COM CINEMA DENTRO



O professor Carlos Gaspar, presidente do Conselho Geral, cinéfilo, trouxe 3 livros relacionados com cinema: 2 de ficção e um de poesia que apresentou aos alunos do 11º D, na aula da professora Margarida Costa.

Semana da Leitura - UM MOMENTO INESQUECÍVEL

A D. Helena Ferreira, funcionária da biblioteca escolar, foi à turma do 10º B, na aula da professora Carla Baptista, sugerir a leitura de uma obra que, segundo o seu relato, muito a emocionou. Levou o livro e leu uns excertos à turma para "abrir o apetite".

Semana da Leitura - LER COM TODOS

A Semana da Leitura iniciou-se da melhor maneira: A LER!
A actividade LER COM TODOS conta com elementos da escola e da comunidade que vão às turmas fazer sugestões de leitura, ao longo de toda a semana.

Estafeta de contos

As Palavras Andarilhas "andarilharam" hoje pela nossa biblioteca. Da Biblioteca Municipal de Sesimbra veio a Sónia Marques. Da nossa escola participaram o José Sebastião, professor de teatro e a Rita e o Alexandre do 7º E. Com a turma veio a professora de Português, Dulce Oliveira e também a Ana Carla Ferreira que foi quem nos desafiou para esta estafeta.


Estafeta de contos