Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

Semana da Leitura: A maior flor do mundo


A professora Céu Vigário apresentou ao 7º A, na aula da professora Lúcia Soares, a obra de José Saramago "A maior flor do mundo", ilustrada por João Caetano. Mostrou, com entusiasmo as ilustrações, falou das suas memórias de menina e da avó que lhe contava histórias. No fim, deixou um desafio: o livro fica na biblioteca, os jovens irão lê-lo, registarão as suas impressões num caderno que enviaremos para a Fundação José Saramago.

Semana da Leitura: PROIBIDO!!!!


Não foi nada proibido! Foi até muito "legal" como diria um brasileiro! O Sr Fernando Jorge Amaral, Encarregado de Educação e Representante da nossa Associação de Pais no Conselho Pedagógico visitou a turma do 10ºC na aula da professora Carla Baptista.
Levou os alunos numa viagem ao passado, ao tempo em que era proibido dar as mãos na rua e para se usar um isqueiro era precisa licença.
Através das página do livro "PROIBIDO" de António Costa Santos pudemos perceber e debater como era a vida quotidiana antes do 25 de abril e como somos mais felizes agora. Gostámos muito!

Semana da Leitura: ANNE FRANK

Cláudia Brites: ex-aluna, ex-professora, filha de uma ex-professora da escola. Assim a apresentámos, como quem apresenta alguém que é da família e que apenas tem estado ausente durante algum tempo. Actualmente é bibliotecária na Biblioteca Municipal do Seixal e veio ao 10º G, na aula da professora Fátima Sousa, sugerir a leitura do DIÁRIO DE ANNE FRANK. Foi uma leitura que a emocionou na adolescência e essa emoção foi reavivada quando visitou recentemente, em Amesterdão, a casa de Anne Frank. Sugeriu a visita virtual em http://www.annefrank.org/en/Subsites/Home/Virtueel-huis/#/map/

Semana da Leitura: A MASCOTE

A D. Vânia, funcionária da Secretaria, falou ao alunos do 11º E, na aula da professora Lucília Pita, sobre a perseguição nazi aos judeus. E de como algumas histórias de ficção estão tão próximas da realidade.

PAPALAGUI - melhor é não pensar em nada quando o sol brilha...

A D. Ana Figueira, funcionária da Secretaria da nossa escola, levou os alunos do 9º A numa viagem pela leitura. E foram de França à China, do passado ao futuro para demonstrar que um bom livro nos pode levar onde quisermos ir. A professora Fátima Sousa concordou e até nos informou que esta turma está a construir o seu próprio livro.

Semana da Leitura - LIVROS COM CINEMA DENTRO



O professor Carlos Gaspar, presidente do Conselho Geral, cinéfilo, trouxe 3 livros relacionados com cinema: 2 de ficção e um de poesia que apresentou aos alunos do 11º D, na aula da professora Margarida Costa.

Semana da Leitura - UM MOMENTO INESQUECÍVEL

A D. Helena Ferreira, funcionária da biblioteca escolar, foi à turma do 10º B, na aula da professora Carla Baptista, sugerir a leitura de uma obra que, segundo o seu relato, muito a emocionou. Levou o livro e leu uns excertos à turma para "abrir o apetite".