Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

SCHOOL MEMORY PROJECT

A professora Ana Paula Gil e os alunos do 11ºF decidiram internacionalizar a exposição "ESCOLA DAS CAVAQUINHAS a caminho dos 50 anos" e traduziram as legendas para inglês. Aqui fica o resultado desse trabalho.

OLÁ! QUÉ TAL? HELLO! SALUT!

A SEMANA DAS LÍNGUAS terá lugar de 7 a 9 de Junho.
Para além da mostra de trabalhos, é possível provar some scones, unas tapas, ou même des crêpes. Claro que não vai faltar o nosso arroz doce e outras especialidades portuguesas.
Podemos levar os alunos ao cinema, cantar com eles no karaoke ou ainda, para descontrair, dançar umas sevilhanas.
Está tudo no cartaz e a organização é do Departamento de Línguas.

Semana da Leitura - AVENTURAS DE JOÃO SEM MEDO



E foi com toda a coragem que a professora Dora Pinheiro, da equipa da Biblioteca, apresentou aos alunos do 8ºD, na aula do professor Fernando Martins, as aventuras do intrépido João sem Medo, com toda a sua vontade de procurar o desconhecido e também as suas desilusões quando o que encontra não corresponde às suas expectativas.

"Leituras com tempo de antena" - AVATAR, VIAGEM À ÍNDIA

A Sara Silva e o Tiago Mendes são grandes leitores. Colaboraram na Semana da Leitura, gravando uma sugestão que passou na Rádio Baía. No entanto, têm o seu próprio blogue sobre as suas leituras. Para saberem mais sobre os seus gostos e sugestões podem visitá-lo. Aqui fica o link.blogue de leituras


Semana da Leitura - CRÓNICA DOS BONS MALANDROS

Dando sequência à intervenção da Paula Gonçalves, a professora Lucília Pita sugeriu também uma leitura aos seus alunos do 11º C. E leu um belo excerto para iniciar a apresentação dos "malandros" que entram nesta história de Mário Zambujal.

Semana da Leitura - Uma "sacada" de livros


A Ana Paula Gonçalves, professora bibliotecária da Alfredo Reis Silveira, tem, na nossa escola, o duplo estatuto de Encarregada de Educação: um jovem no 9º ano e outro no 11º. Assim sendo, não fez apenas uma sugestão de leitura mas várias: "A viagem do elefante" de Saramago, "Tire a mãe da boca" de João Sousa Monteiro, "Um mundo infestado de demónios" de Carl Sagan, "Breve História do Tempo" de Stephen Hawking e ainda um belo poema de Almada Negreiros - "Mãe". Foi recebida no 9º D pela professora Maria Quinta e no 11º C pela professora Lucíla Pita.