Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

ACORDO ORTOGRÁFICO

Mesmo não estando de ACORDO como o novo ACORDO ortográfico, temos que chegar a ACORDO sobre a melhor forma para iniciarmos a sua aplicação no próximo ano lectivo. Como diria o Fernando Pessoa, em 1928, no anúncio que criou para a Coca-Cola ""Primeiro estranha-se. Depois entranha-se.". Aqui fica um documento da DGIDC que nos pode facilitar a tarefa.

POR DENTRO DA OBRA DE ARTE - escrita criativa

Os alunos do 8º C viram uma pintura de Marcel Caram e não quiseram ficar pela observação. Saltaram lá para dentro e contaram-nos as sensações que ela lhes provocou.

Myebook - Escrita Criativa - click here to open my ebook

LITERACIAS DA INFORMAÇÃO

Para começarmos a pensar num modelo de guião de pesquisa que nos ajude (a alunos e a professores) a melhorar as aprendizagens, aqui se partilha uma série de modelos organizados pelo professor Carlos Pinheiro.

CAPA NOVA - CARA NOVA

Os alunos do 8º B fizeram as suas propostas de capa para os dois livros que leram em Estudo Acompanhado, no âmbito das actividades do Plano Nacional de Leitura, com a professora Rute Nunes.Aqui apresentam as suas versões de "Sebastião e o Cristal Dourado" e "Voa Comigo!"

AMBIENTES DE LEITURA

Os alunos do 7º D e a professora Júlia Delgado quiseram partilhar os seus momentos de leitura. Fica o registo do ambiente de leitura na sala de aula e na biblioteca escolar e os comentários dos alunos.

SCHOOL MEMORY PROJECT

A professora Ana Paula Gil e os alunos do 11ºF decidiram internacionalizar a exposição "ESCOLA DAS CAVAQUINHAS a caminho dos 50 anos" e traduziram as legendas para inglês. Aqui fica o resultado desse trabalho.

OLÁ! QUÉ TAL? HELLO! SALUT!

A SEMANA DAS LÍNGUAS terá lugar de 7 a 9 de Junho.
Para além da mostra de trabalhos, é possível provar some scones, unas tapas, ou même des crêpes. Claro que não vai faltar o nosso arroz doce e outras especialidades portuguesas.
Podemos levar os alunos ao cinema, cantar com eles no karaoke ou ainda, para descontrair, dançar umas sevilhanas.
Está tudo no cartaz e a organização é do Departamento de Línguas.