A VIAGEM DE THÉO de Catherine Clement é a sugestão da Luísa Gracioso, professora de Português e coordenadora dos diretores de turma do 3º ciclo.
O livro existe na nossa biblioteca.
A viagem de Théo é um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo, islamismo, entre outras.
Os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, as suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos, as formas coletivas de exercício da espiritualidade.
Catherine Clément leva-nos de viagem na companhia de Théo - um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave - e Marthe, sua tia, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos, vão aos principais centros sagrados do mundo e, enquanto visitam templos e participam de rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras da humanidade.
Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999
A BIBLIOTECA DÁ-ME PODERES - 7º B
Os alunos do 7º B, com a professora Carla Ferreira escreveram mensagens para a biblioteca. Aqui ficam registadas para a posteridade.
UM LIVRO POR DIA - Ana Carla Ferreira
Ana Carla Ferreira, professora de Português e Espanhol sugere-nos como leitura MAR ME QUER de Mia Couto.
Este livro retrata a história de Zeca Perpetuo e da Dona Luarmina. Zeca era então um homem já de certa idade, doente e apaixonado por Luarmina, uma velha gorda e feia e que não correspondia ao amor de Zeca apesar de o tratar como um grande e bom amigo. A ação é passada numa aldeia em Moçambique muito perto do mar e pode-se dizer que é aqui que toda a história começa: Zeca prometeu ao pai, aquando da sua morte, que iria todos os dias ao mar cuidar da sua amada supostamente morta. Mais tarde Zeca descobre que essa mulher não morreu e que se trata de Luarmina mas até lá esta história passa por todas as histórias de Zeca...
Este livro retrata a história de Zeca Perpetuo e da Dona Luarmina. Zeca era então um homem já de certa idade, doente e apaixonado por Luarmina, uma velha gorda e feia e que não correspondia ao amor de Zeca apesar de o tratar como um grande e bom amigo. A ação é passada numa aldeia em Moçambique muito perto do mar e pode-se dizer que é aqui que toda a história começa: Zeca prometeu ao pai, aquando da sua morte, que iria todos os dias ao mar cuidar da sua amada supostamente morta. Mais tarde Zeca descobre que essa mulher não morreu e que se trata de Luarmina mas até lá esta história passa por todas as histórias de Zeca...
UM LIVRO POR DIA - VIVA A REPÚBLICA!
Parece-nos adequado ao dia este catálogo da Exposição com o mesmo nome que, no ano passado, integrou as comemorações do centenário da República.
UM LIVRO POR DIA - Carlos Gaspar
Sugestão do dia, de Carlos Gaspar, professor de Português e presidente do Conselho Geral:
- TRILOGIA MILLENNIUM ( 1- OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES; 2 - A RAPARIGA QUE SONHAVA COM UMA LATA DE GASOLINA E UM FÓSFORO; 3 - A RAINHA NO PALÁCIO DAS CORRENTES DE AR ), de Stieg Larsson.
Começada a publicar em português pela Oceanos em 2008, esta triologia já vendeu milhões de exemplares em todo o mundo e devora-se num ápice. A sociedade em que vivemos, a corrupção, o capitalismo selvagem passam pelas vidas de Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. Imperdível.
Temos, na nossa biblioteca, o primeiro título da trilogia.
Mês Internacional das BIBLIOTECAS ESCOLARES - programa
A Biblioteca preparou um conjunto de atividades para celebrar o mês internacional das bibliotecas escolares.
BIBLIOTECA ESCOLAR. SABER. UM PODER PARA A VIDA
Da página da Rede de Bibliotecas Escolares () destacamos:
"Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês."
Subscrever:
Mensagens (Atom)




