Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

DIA MUNDIAL DA POESIA

Hoje, a nossa escola comemora o Dia Mundial da Poesia e também o Dia da Árvore. Para assinalar o evento publicamos um belo texto da Mariana Rosa do 10º A e umas imagens da Feira da Flor.

Semana da Leitura - O RETORNO

A professora Dora Pinheiro da equipa da BE sugeriu ao 12º A a leitura do livro RETORNO de Dulce Maria Cardoso. Para complementar a sua ideia sacudiu o pó de um velho mapa de "Portugal insular e ultramarino".

Semana da leitura - Quarta: ler com todos


A quarta feira foi um dia de muitas partilhas: professores, alunos, funcionários e encarregados de educação todos deram o seu contributo.

Semana da leitura- mais LEITURAS PARTILHADAS

Hoje a Carolina Lourenço do 7º B foi partilhar com o 9º C as suas impressões da CIDADE DOS DEUSES SELVAGENS; o professor Vítor Louro falou da sua leitura do INFINITO NA PALMA DA MÃO ao 12º B; a Susana Filipe pôs a imaginação do 7º E a voar com o FERNÃO CAPELO GAIVOTA; o João Gaspar do 7º E foi propor uma leitura em inglês ao 7º B do livro THE ADVENTURES AND MEMOIRS OF SHERLOCK HOLMES de SIR Conan Doyle;a Rita Rego do 12º C foi inspirar os leitores do 12º G com duas obras que, segundo ela, são boas para quem julga que não gosta de ler: A GUERRA DOS TRONOS e JOGOS DA FOME. Tivemos também convidados da Alfredo Reis Silveira, a professora Ana Paula Gonçalves e os alunos Inês e Rafael que trouxeram TEXTOS E CANÇÕES de José Afonso e AMOR DE PERDIÇÃO aos alunos do 12º F.

A Alfredo dos Reis Silveira na nossa Semana da Leitura

A professora Ana Paula Gonçalves, professora bibliotecária e encarregada de educação da nossa escola, aceitou o convite para participar na Semana da Leitura e trouxe dois excelentes convidados: o Rafael e a Inês, alunos de Humanidades da sua escola e que partilharam também uma leitura com o 12º B. Deixaram o convite para que participemos na sua Semana da Leitura. Lá estaremos, claro!

SEMANA DA LEITURA - Voar com FERNÃO CAPELO GAIVOTA

A Susana Filipe da Biblioteca Municipal do Seixal veio propor ao 7º E a leitura de Fernão Capelo Gaivota, um livro que pode ensinar a "voar" com as asas da imaginação.

SEMANA DA LEITURA - O INFINITO NA PALMA DA MÃO

O professor Vítor Louro sugeriu ao 12º B a leitura da obra "O INFINITO NA PALMA DA MÃO", na aula de português com a professora Aurora Garcia.