Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999
20 anos de IDEIAS FRESCAS
Um programa para a RTP produzido pela escola
O IDEIAS FRESCAS foi há 20 anos. Foi um desafio da RTP, conhecedora da atividade de Comunicação que por cá existia.
O programa foi completamente concebido e realizado pela Escola, com os meios amadores que havia (VHS). Tinha como objetivo divulgar (com reportagens) dinâmicas e iniciativas de jovens em todo o país. Foi um conjunto de 13 emissões de 25 minutos que passou aos domingos de manhã na RTP2, do fim de janeiro ao início de Maio de 1993.
O IDEIAS FRESCAS foi um projeto da responsabilidade dos alunos da opção de Jornalismo, juntamente com os da área de Artes (com alguns dos seus professores) …
…os mesmos que se vão encontrar e rever o seu produto, vinte anos passados, agora já uns senhores profissionais, muitos deles nas áreas em que se iniciaram na Escola.
Nota: As gravações do IDEIAS FRESCAS estão disponíveis na Biblioteca.
PALAVRAS ANDARILHAS - ESTAFETA DE CONTOS
Da Biblioteca Municipal de Alcochete vieram a Paula Margato e a Helena Machado fazer a passagem da Estafeta de Contos, trazendo poemas da Luísa Ducla Soares e dois contos. Os artistas da casa, alunos do 7º E, encenaram com o seu professor de Teatro José Sebastião o poema "A volta a Portugal...". Entraram depois outros artistas, já profissionais do Grupo Funtoxe (José Sebastião, Ricardo Abril, Tiago Mendes com o apoio do Miguel Palaio)que apresentaram a sua versão do conto Rapunzel. A sessão foi animada e, no dia seguinte, a Estafeta seguiu para o Pólo de Leitura da Quinta do Conde onde o grupo Funtoxe apresentou a sua peça a um público mais jovem:alunos do 1º Ciclo.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1ª fase
A primeira fase do Concurso Nacional de Leitura teve lugar na biblioteca, no dia 8 de janeiro, tendo como pano de fundo o tema sugerido pelo PNL - O MAR. Os alunos do 3º ciclo leram "A vida de Pi", de Yann Martell, e a "Ilha do tesouro", de R.L. Stevenson; os do secundário leram "Mar morto", de Jorge Amado, e "A flor de sal", de Rosa Lobato de Faria.
Foram apurados para a fase distrital os alunos Carolina Lourenço, Mariana Henriques e Pedro Boto, do 3º ciclo, e as alunas Matilde Laurentino, Sara Dias e Mariana Oliva, do secundário.
As alunas Irma Freitas e Margarida Mendes tiveram menções honrosas.
A Associação de Estudantes fez parte do júri.
ARY E SOPHIA - Vivos na poesia
A Associação de Estudantes decidiu comemorar o aniversário de nascimento de Ary dos Santos e de Sophia de Mello Breyner. Fizeram divulgação de poemas nos painéis da escola mas também apresentando-os às turmas. A biblioteca escolar participou na seleção dos poemas, deu apoio logístico e editou o vídeo que sintetiza a atividade.
À CONVERSA COM O CIENTISTA E COM O POETA
Os alunos do 8º C e do 10º B com as suas professoras de Física e Química trouxeram à biblioteca atividades experimentais baseadas no livro de Rómulo de Carvalho "A Física no dia-a-dia". O Núcleo de Teatro da escola, com o respetivo professor, trouxe-nos o poeta. A biblioteca abriu as suas portas para receber encarregados de educação, alunos e professores que quiseram participar. Quem não veio, pode ver um bocadinho da sessão.
À CONVERSA COM ANTÓNIO GEDEÃO/RÓMULO DE CARVALHO
Um grupo de professoras do Círculo de Estudos de Física e Química (Marília Dias, Rosa Rufino, Isabel Lourenço e Isabel Correia) organizou um conjunto de atividades experimentais baseadas na obra “A Física no dia-a-dia” de Rómulo de Carvalho que serão dinamizadas por alunos do 8º e do 10º ano, na Biblioteca, 3ªfeira 20 de novembro de 2012, entre as 21h e as 22h.
Utilizando objetos do quotidiano explicam-se inúmeros princípios da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. Uma atividade surpreendente pela sua simplicidade.
São 9 atividades com materiais simples, como clipes e copos, espelhos e ímanes, fios e cartolinas.
A equipa da Biblioteca Escolar, o professor de Teatro e o Grupo de Teatro da Escola colaboram na atividade, com leitura de poemas de António Gedeão.
Convidamo-lo a estar presente e desfrutar dum momento de partilha e convívio.
DIA DA FILOSOFIA
Os professores de filosofia da escola celebram o DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA a 15 de novembro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




