Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, terça

DIA DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - o Sr. Fernando Amaral, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, veio partilhar uma lição de vida com os alunos do 12ºA. O livro que apresentou, O cônsul, de Júlia Nery, foi acompanhado do resultado da investigação sobre a personagem central da obra, Aristides de Sousa Mendes. Documentos vários e fotografias ajudaram os alunos a entrar na vida deste diplomata que teve como lema: QUEM SALVA UMA VIDA É COMO SE SALVASSE UM MUNDO INTEIRO.

LEITURAS EM ANTENA

A Sara Dias também sugeriu o seu livro aos ouvintes da Rádio Baía.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, terça





 
A Sara Dias, do 10º A, foi à sala do 12ºC apresentar o livro de Manuel Alegre, Cão como nós. A Alexandra Cajica, a Mariana Oliveira, a Marta Arnaut e a Carolina Pombo visitaram o 9ºC e o 7ºF para apresentarem os seguintes títulos: Amigas para a vida, Sexta feira ou a vida selvagem, Contos e lendas de Portugal e Desonrada.

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

A Rita Diós recomendou ao auditório da Rádio Baía a obra Antes de vos deixar.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, segunda

O Coordenador interconcelhio das bibliotecas escolares de Almada e Seixal veio à escola apresentar Os da minha rua, de Ondjaki, ao 10ºG. Leu-lhes um dos contos, A piscina do tio Victor, e, de certeza, que muitos ficaram com inveja daquela piscina de coca-cola...

SEMANA DA LEITURA 2013

Iniciou-se hoje a Semana da Leitura na nossa escola. Alunos e professores iniciaram a partilha de leituras e, ao longo da semana, outros eventos surgirão. Sempre a promover a leitura!

LEITURAS PARTILHADAS - Semana da leitura, segunda

LIVROS, LIVROS E MAIS LIVROS... Assim começou a Semana da Leitura logo de manhã, às 8 e 20. A Leonor Garrido, o Sérgio Santos, a Adriana Marques e o Guilherme Dourado, do 8º D, partilharam com as turmas do 7ºE, 8ºA, 9ºA e 8ºE as seguintes obras: Orgulho e Preconceito, Eragon, As gémeas no colégio de Santa Clara e o Diário de Anne Frank. Um pouco mais tarde, a Ana Mafalda Couto,o Guilherme, a Margarida Mendes, a Carolina Alfama e o Pedro Boto, do 8ºC, partilharam com o 7ºA e o 7ºB as seguintes leituras: Às dez a porta fecha, Esteiros, Lua Nova, O rapaz do rio e A invenção de Hugo. Também o André Rocha, do 7ºF, foi partilhar A vida de Pi com o 8ºB.