Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

ESCREVER E ILUSTRAR - semana da leitura, quarta


O escritor XICO BRAGA e o ilustrador JOSÉ PLÁCIDO vieram à biblioteca da escola conversar com os alunos do 7º D sobre o outro lado dos livros: o dos artistas que constroem as histórias. A sessão foi preparada na aula da professora Ana Carla Ferreira onde os alunos leram algumas das "estórias" da obra 5 minutos de estórias. Ora vejam só uns bocadinhos...

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quarta





O Alexandre Costa, a Rita Matias e o Tiago Alves, do 9ºE, foram partilhar as suas leituras com o 9ºD. Apresentaram O recruta, Queimada viva e Cara de Lua Cheia. A Ana Martins, do 8ºC, levou Cães e Gatos ao 7ºC (e não houve confusão nenhuma...).

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

. A Mariana Santos sugeiru aos ouvintes da Rádio Baía a leitura desta obra.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, terça

DIA DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - o Sr. Fernando Amaral, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, veio partilhar uma lição de vida com os alunos do 12ºA. O livro que apresentou, O cônsul, de Júlia Nery, foi acompanhado do resultado da investigação sobre a personagem central da obra, Aristides de Sousa Mendes. Documentos vários e fotografias ajudaram os alunos a entrar na vida deste diplomata que teve como lema: QUEM SALVA UMA VIDA É COMO SE SALVASSE UM MUNDO INTEIRO.

LEITURAS EM ANTENA

A Sara Dias também sugeriu o seu livro aos ouvintes da Rádio Baía.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, terça





 
A Sara Dias, do 10º A, foi à sala do 12ºC apresentar o livro de Manuel Alegre, Cão como nós. A Alexandra Cajica, a Mariana Oliveira, a Marta Arnaut e a Carolina Pombo visitaram o 9ºC e o 7ºF para apresentarem os seguintes títulos: Amigas para a vida, Sexta feira ou a vida selvagem, Contos e lendas de Portugal e Desonrada.

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

A Rita Diós recomendou ao auditório da Rádio Baía a obra Antes de vos deixar.