Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quarta

A professora Madalena Ferreira, de Geografia, foi apresentar dois livros ao 11º G: As Meninas, de Lori Lansens e Os Céus de Montana, de Nora Roberts. Para apanhar de surpresa os alunos, entrou na sala de aula, sem aviso prévio, e já lendo em voz alta. Surgiu com um belo chapéu de abas largas para melhor envolver os alunos no ambiente de um rancho de que fala uma das obras que apresentou.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quarta

LUCÍLIA ACHANDO, professora bibliotecária da Escola Secundária João de Barros, veio à nossa escola partilhar com os alunos do 10º F, na aula do professor Carlos Gaspar, a obra A Casa da Romanzeira, de Manuela Monteiro. Trouxe também marcadores de leitura da sua biblioteca para oferecer aos alunos e professores da turma.

SÓ MAIS UMA VEZ

Uma das "estórias" contadas pelo seu autor. Ora ouçam, SÓ MAIS UMA VEZ...

ESCREVER E ILUSTRAR - semana da leitura, quarta


O escritor XICO BRAGA e o ilustrador JOSÉ PLÁCIDO vieram à biblioteca da escola conversar com os alunos do 7º D sobre o outro lado dos livros: o dos artistas que constroem as histórias. A sessão foi preparada na aula da professora Ana Carla Ferreira onde os alunos leram algumas das "estórias" da obra 5 minutos de estórias. Ora vejam só uns bocadinhos...

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quarta





O Alexandre Costa, a Rita Matias e o Tiago Alves, do 9ºE, foram partilhar as suas leituras com o 9ºD. Apresentaram O recruta, Queimada viva e Cara de Lua Cheia. A Ana Martins, do 8ºC, levou Cães e Gatos ao 7ºC (e não houve confusão nenhuma...).

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

. A Mariana Santos sugeiru aos ouvintes da Rádio Baía a leitura desta obra.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, terça

DIA DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - o Sr. Fernando Amaral, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, veio partilhar uma lição de vida com os alunos do 12ºA. O livro que apresentou, O cônsul, de Júlia Nery, foi acompanhado do resultado da investigação sobre a personagem central da obra, Aristides de Sousa Mendes. Documentos vários e fotografias ajudaram os alunos a entrar na vida deste diplomata que teve como lema: QUEM SALVA UMA VIDA É COMO SE SALVASSE UM MUNDO INTEIRO.