Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quinta

A Daniela Inocêncio veio propositamente à escola (numa tarde em que não tinha aulas) para partilhar a leitura da obra Tanta gente, Mariana, de Maria Judite de Carvalho com os alunos do 8º D.

BIBLIOTECA MUNICIPAL - semana da leitura, quinta

A Cláudia Brites, chefe de divisão da biblioteca municipal, veio participar na nossa semana da leitura e trouxe um convidado de peso: José Saramago e o Ensaio sobre a cegueira aos alunos do 11º A, na aula da professora Célia Pereira. Para "abrir o apetite" aos alunos, que no próximo ano letivo lerão o Memorial do Convento, mostrou uma imagem da pintura Cego guiando os cegos, de Pieter Bruegel (1586)que, na sua opinião, poderá ter inspirado o autor para a criação do Ensaio.

VOZES DE MUITAS CORES - semana da leitura

A biblioteca escolar e o projeto da Interculturalidade promoveram esta atividade que juntou diversos alunos que responderam ao desafio de apresentarem os seus países de origem (ou das suas famílias). O elemento de ligação foi um excerto da Declaração Universal dos Direitos do Homem que foi lido em várias línguas. Estiveram também presentes os alunos do 10ºH com a professora Margarida Costa e o professor de Teatro que deu o tom para as leituras. O Diretor da escola participou, tendo apresentado também o seu S. Tomé e Príncipe.

ENTREGA DE PRÉMIOS CNL

No átrio do pavilhão central teve lugar a entrega de prémios do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1ª fase. O Diretor, professor Armando Pina, entregou cheques-livro e algumas lembranças aos alunos apurados para a segunda fase do concurso: 1º - Carolina Lourenço, 2º - Mariana Henriques, 3º - Pedro Boto do terceiro ciclo; 1º - Matilde Laurentino, 2º - Sara Dias, 3º - Mariana Oliva do ensino secundário. As alunas Irma Freitas e Margarida Mendes receberam menções honrosas. Alguns alunos que não puderam estar presentes "fizeram-se representar" por professores ou pela diretora de turma.

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

A Matilde Laurentino gravou uma sugestão de leitura que passou na Rádio Baía, ao longo da semana da leitura.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quarta

A professora Madalena Ferreira, de Geografia, foi apresentar dois livros ao 11º G: As Meninas, de Lori Lansens e Os Céus de Montana, de Nora Roberts. Para apanhar de surpresa os alunos, entrou na sala de aula, sem aviso prévio, e já lendo em voz alta. Surgiu com um belo chapéu de abas largas para melhor envolver os alunos no ambiente de um rancho de que fala uma das obras que apresentou.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quarta

LUCÍLIA ACHANDO, professora bibliotecária da Escola Secundária João de Barros, veio à nossa escola partilhar com os alunos do 10º F, na aula do professor Carlos Gaspar, a obra A Casa da Romanzeira, de Manuela Monteiro. Trouxe também marcadores de leitura da sua biblioteca para oferecer aos alunos e professores da turma.