Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, sexta

No último dia da semana da leitura, tivemos as seguintes colaborações: as alunas Madalina Cozma e Joana Chilembo, do 8ºano, foram partilhar duas leituras com o 10ºD, na aula da professora Lucília Pita - Predestinado, de Philippa Gregory e Um beijo no pé, de Maria teresa Maia Gonzalez; o aluno Márcio Rebelo, também do 8º ano, foi apresentar O Mandarim, de Eça de Queirós, ao 10ºH, na aula da professora Elsa mendes; a aluna Catarina Freitas, do 10º G,apresentou A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón, ao 12º F, na aula da professora Alice Ferro.

UMA SUGESTÃO DE LEITURA

A professora Ana Inácio, de Inglês, quis participar na semana da leitura e sugerir aos leitores esta obra de literatura de viagens que considera muito interessante.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, quinta

A Daniela Inocêncio veio propositamente à escola (numa tarde em que não tinha aulas) para partilhar a leitura da obra Tanta gente, Mariana, de Maria Judite de Carvalho com os alunos do 8º D.

BIBLIOTECA MUNICIPAL - semana da leitura, quinta

A Cláudia Brites, chefe de divisão da biblioteca municipal, veio participar na nossa semana da leitura e trouxe um convidado de peso: José Saramago e o Ensaio sobre a cegueira aos alunos do 11º A, na aula da professora Célia Pereira. Para "abrir o apetite" aos alunos, que no próximo ano letivo lerão o Memorial do Convento, mostrou uma imagem da pintura Cego guiando os cegos, de Pieter Bruegel (1586)que, na sua opinião, poderá ter inspirado o autor para a criação do Ensaio.

VOZES DE MUITAS CORES - semana da leitura

A biblioteca escolar e o projeto da Interculturalidade promoveram esta atividade que juntou diversos alunos que responderam ao desafio de apresentarem os seus países de origem (ou das suas famílias). O elemento de ligação foi um excerto da Declaração Universal dos Direitos do Homem que foi lido em várias línguas. Estiveram também presentes os alunos do 10ºH com a professora Margarida Costa e o professor de Teatro que deu o tom para as leituras. O Diretor da escola participou, tendo apresentado também o seu S. Tomé e Príncipe.

ENTREGA DE PRÉMIOS CNL

No átrio do pavilhão central teve lugar a entrega de prémios do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1ª fase. O Diretor, professor Armando Pina, entregou cheques-livro e algumas lembranças aos alunos apurados para a segunda fase do concurso: 1º - Carolina Lourenço, 2º - Mariana Henriques, 3º - Pedro Boto do terceiro ciclo; 1º - Matilde Laurentino, 2º - Sara Dias, 3º - Mariana Oliva do ensino secundário. As alunas Irma Freitas e Margarida Mendes receberam menções honrosas. Alguns alunos que não puderam estar presentes "fizeram-se representar" por professores ou pela diretora de turma.

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

A Matilde Laurentino gravou uma sugestão de leitura que passou na Rádio Baía, ao longo da semana da leitura.