Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999

Projeto NÓS PROPOMOS


Os alunos do 11º ano turmas G e H da Escola Secundária Dr. José Afonso - Seixal participaram, no âmbito da disciplina de Geografia A e com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, no “Projeto Nós Propomos!”, da responsabilidade do IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território), Universidade de Lisboa, em parceria com a Esri Portugal.

No dia 19 de abril, os alunos deslocaram-se a Lisboa para fazer a apresentação dos trabalhos no seminário final realizado no IGOT, onde se encontraram todas as escolas participantes (Lisboa, Seixal, Faro, Évora, Viseu, Porto,…). Nesta primeira participação, os alunos da ESJA apresentaram nove projetos no domínio desportivo, cultural, lazer, acessibilidades, social e ambiente.

Acompanhados pelas professoras Madalena Ferreira (responsável da disciplina), Alice Santos (professora bibliotecária) e Dora Pinheiro (professora de Geografia e de apoio à Biblioteca), os alunos tomaram um maior contacto com os instrumentos de planeamento à escala local e depois de percorrerem o concelho em trabalho de campo escolheram o território a estudar. Para além do levantamento dos problemas da área em estudo, também analisaram os seus pontos fortes, vantagens que puderam fundamentar nas suas propostas finais de planeamento para o concelho.

A Câmara Municipal do Seixal colaborou com os alunos sobretudo através da orientação das técnicas Dr.ª Helena Teixeira e Dr.ª Ana Mestre, tendo realizado diversas sessões de esclarecimento sobre os objetivos do PDM (Plano Diretor Municipal). Para além de acompanharem de perto os grupos de trabalho na sua pesquisa e trabalho de campo, cederam informação e responderam prontamente a todas as solicitações dos alunos.

Este projeto visa promover a cidadania e a inovação na educação geográfica nas escolas, trabalhando com alunos do ensino secundário, mostrando-lhes a importância da participação pública nos processos de planeamento, procurando assim contribuir para uma participação ativa.

Os projetos foram reconhecidos e foi atribuído à escola o PRÉMIO DE MELHOR PARTICIPAÇÃO, a nível nacional, pela qualidade e mérito dos projetos apresentados.

SEMANA DA LEITURA 2013 – os números

Esta atividade é dinamizada pela biblioteca escolar e pelo grupo curricular de Português. 23 alunos partilharam leituras com alunos de outras turmas integrados na atividade “Leituras Partilhadas”. 10 alunos partilharam referências culturais na actividade “Vozes de muitas cores”, uma iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e do Projeto da Interculturalidade. 22 alunos do 7º D prepararam com a professora Ana Carla Ferreira a visita do escritor Xico Braga e do ilustrador José Plácido à Biblioteca Escolar. 8 alunos partilharam leituras através da Rádio Baía que foram emitidas ao longo de toda a semana; 2 alunos criaram e gravaram o jingle indicativo das sugestões de leitura. Na organização das atividades estiveram envolvidos os professores Armando Pina (Diretor), Ana Carla Ferreira, Alice Santos, Antónia Fradinho, Madalena Ferreira, Marília Dias, Dora Pinheiro e Sérgio Contreiras e a assistente operacional da biblioteca que também partilhou uma leitura. Convidados - professora bibliotecária da E.S. João de Barros - Lucília Achando, encarregado de educação em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação – Sr. Fernando Amaral, a bibliotecária municipal – Cláudia Brites, o coordenador interconcelhio das bibliotecas escolares – João Proença. 18 professores receberam nas suas aulas sugestões de leitura, maioritariamente do grupo de Português mas também de Geografia, Inglês, Física e Química, Biologia, Filosofia e História. O professor de Teatro teve uma intervenção na atividade VOZES DE MUITAS CORES. A professora Ana Inácio redigiu uma sugestão de leitura publicada aqui no blogue. Estiveram envolvidas 28 turmas, (LEITURAS PARTILHADAS, VISITA DO ESCRITOR E ILUSTRADOR, VOZES DE MUITAS CORES, LEITURAS EM ANTENA) o que se traduz num número global de cerca de 750 alunos. Foram sugeridas 43 obras, quer ao nível das turmas, quer ao nível da Rádio Baía.

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

. O João Menezes gravou para a Rádio Baía esta sugestão de leitura e indicou que a obra foi adaptada recentemente para cinema.

LEITURAS EM ANTENA - semana da leitura

A Liliana, do 10º A, sugeriu a leitura desta obra aos ouvintes da Rádio Baía.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, sexta

A D. Helena Ferreira, funcionária da biblioteca, encerrou "em beleza" a atividade LEITURAS PARTILHADAS da semana da leitura. Na aula de Biologia da professora Isabel Moura, apresentou ao 10ºE a obra de Carlos Ruiz Zafón O Príncipe da Neblina. A professora aproveitou a ocasião para destacar a importância da leitura e realçar o papel que a biblioteca escolar pode ter no apoio às atividades de pesquisa e elaboração dos trabalhos escolares.

LEITURAS PARTILHADAS - semana da leitura, sexta

No último dia da semana da leitura, tivemos as seguintes colaborações: as alunas Madalina Cozma e Joana Chilembo, do 8ºano, foram partilhar duas leituras com o 10ºD, na aula da professora Lucília Pita - Predestinado, de Philippa Gregory e Um beijo no pé, de Maria teresa Maia Gonzalez; o aluno Márcio Rebelo, também do 8º ano, foi apresentar O Mandarim, de Eça de Queirós, ao 10ºH, na aula da professora Elsa mendes; a aluna Catarina Freitas, do 10º G,apresentou A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón, ao 12º F, na aula da professora Alice Ferro.

UMA SUGESTÃO DE LEITURA

A professora Ana Inácio, de Inglês, quis participar na semana da leitura e sugerir aos leitores esta obra de literatura de viagens que considera muito interessante.