Bem-vindo ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária Dr. José Afonso
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
In Manifesto da biblioteca escolar IFLA/Unesco, 1999
MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Outubro é o Mês das Bibliotecas Escolares! O nosso cartaz mostra algumas das atividades que vamos fazer para o celebrar!
BIBLIOTECA ESCOLAR - UMA PORTA PARA A VIDA!
Este nosso storybird celebra o mês internacional das bibliotecas escolares! Abre-o e lê...
A BIBLIOTECA É FIXE!
Bem vindos ao novo ano escolar. A biblioteca espera-vos! Vejam o nosso video animado!
Biblioteca fixe! by idora on GoAnimate
NÓS PROPOMOS! na ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Os alunos do 11º G e H a quem foi atribuído o prémio de melhor participação, a nível nacional, do Projeto NÓS PROPOMOS!foram à Assembleia Municipal, numa sessão especialmente convocada para o efeito, apresentar as suas propostas de intervenção em locais públicos do concelho. A biblioteca escolar foi parceira neste projeto
EFA BÁSICO - POEMA EMPRESTADO
A turma EFA Básico da nossa escola, na aula de Português, a propósito do texto poético, organizou o poema que se segue a partir de excertos de poemas que pedimos "emprestados" a alguns poetas. Aqui fica o resultado do trabalho dos artistas.
MEMORIAL DO CONVENTO ILUSTRADO
Os alunos do 12º E, com a sua professora de Desenho Maria Dâmaso, escolheram alguns excertos do Memorial e inspiraram-se neles para fazerem estas obras de arte que estiveram expostas no átrio da nossa escola. Ora vejam aqui a qualidade dos artistas.
Projeto NÓS PROPOMOS
Os alunos do 11º
ano turmas G e H da Escola Secundária Dr. José Afonso - Seixal participaram, no
âmbito da disciplina de Geografia A e com o apoio da Câmara Municipal do
Seixal, no “Projeto Nós Propomos!”, da responsabilidade do IGOT (Instituto de
Geografia e Ordenamento do Território), Universidade de Lisboa, em parceria com
a Esri Portugal.
No dia 19 de abril,
os alunos deslocaram-se a Lisboa para fazer a apresentação dos trabalhos no
seminário final realizado no IGOT, onde se encontraram todas as escolas participantes
(Lisboa, Seixal, Faro, Évora, Viseu, Porto,…). Nesta primeira participação, os
alunos da ESJA apresentaram nove projetos no domínio desportivo, cultural, lazer,
acessibilidades, social e ambiente.
Acompanhados pelas
professoras Madalena Ferreira (responsável da disciplina), Alice Santos
(professora bibliotecária) e Dora Pinheiro (professora de Geografia e de
apoio à Biblioteca), os alunos tomaram um maior contacto com os instrumentos de
planeamento à escala local e depois de percorrerem o concelho em trabalho de
campo escolheram o território a estudar. Para além do levantamento dos
problemas da área em estudo, também analisaram os seus pontos fortes, vantagens
que puderam fundamentar nas suas propostas finais de planeamento para o
concelho.
A Câmara Municipal
do Seixal colaborou com os alunos sobretudo através da orientação das técnicas
Dr.ª Helena Teixeira e Dr.ª Ana Mestre, tendo realizado diversas sessões de
esclarecimento sobre os objetivos do PDM (Plano Diretor Municipal). Para além
de acompanharem de perto os grupos de trabalho na sua pesquisa e trabalho de
campo, cederam informação e responderam prontamente a todas as solicitações dos
alunos.
Este projeto visa
promover a cidadania e a inovação na educação geográfica nas escolas,
trabalhando com alunos do ensino secundário, mostrando-lhes a importância da
participação pública nos processos de planeamento, procurando assim contribuir
para uma participação ativa.
Os projetos foram
reconhecidos e foi atribuído à escola o PRÉMIO DE MELHOR PARTICIPAÇÃO, a nível
nacional, pela qualidade e mérito dos projetos apresentados.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

